Entre a diversidade de modalidades de exercício físico disponíveis no mercado, o menos procurado e executado pelos praticantes é o alongamento. Esta modalidade específica ou até mesmo exercícios de alongamento dentro de outros tipos de treino, não é vista como algo tão importante a ser trabalhado. Mas engana-se quem pensa desta maneira. A flexibilidade deve ser trabalhada assim como a força, resistência, equilíbrio e outros.
Você pode não perceber, mas convive com ela todos os dias nas atividades da vida diária. A flexibilidade está alí para auxiliar o seu corpo a fazer movimentos corriqueiros. Uma pessoa com a musculatura encurtada poderá ter maiores dificuldades em realizar determinados movimentos, principalmente ao avançar da idade.
A falta de flexibilidade além de muitas vezes nos limitar, pode ocasionar dores no corpo, compensações articulares e dificultar ou limitar movimentações tanto do dia a dia quanto no esporte ou modalidade de exercício físico que você pratica.
Então, para se ter um corpo saudável e um equilíbrio muscular, passe a aderir exercícios de alongamento para melhora da flexibilidade em seus treinos, eles são tão importantes quanto o treino de força ou de resistência muscular que você executa.